quarta-feira, 7 de março de 2012

Sobre estúdio, ateliê ou atelier

Um estúdio ou ateliê é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. Incluem-se nesta definição não só qualquer pequena sala onde um indivíduo trabalha na sua fotografia, video, instalação, escultura, pintura, animação, música, rádio etc., mas também grandes edifícios, como ocorre na indústria fonográfica e cinematográfica.
A etimologia da palavra "estúdio" deriva da palavra do Latim studere que pode ser traduzido como a "ânsia de conseguir algo", também existe como uma adaptação do termo em inglês "studio".
O termo francês para estúdio, atelier, além de designar um estúdio artístico, é utilizado para caracterizar o estúdio de um designer de moda ou mesmo artesão — nesta última forma, é frequente a presença de cavaletes, mesas de desenho, suportes para escultura, etc, nos ateliês. Também é conhecida a conotação de atelier como a casa de um alquimista ou feiticeiro.
Disponível em 07/03/2012: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%BAdio>

 











 
Le Bateau-atelier, de Claude Monet 
1876
72 x 59,8 cm
Coleção do The Barnes Foundation, Merion, Pennsylvania


O Barco-atelier,  de Monet é a imagem que selecionei para iniciar essas observações sobre o ambiente do ateliê do artista. Neste caso a luz e o silêncio, o ambiente líquido e o reflexo fazem parte deste espaço.


 

O ateliê de José Bechara: Instalado em uma das ruas de paralelepípedo que avançam a topografia íngreme do bairro, o reduto criativo de Bechara é um casarão do final do século XIX, com uma vista estonteante. Na varanda do antigo convento surgem no horizonte o mar, a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, paisagem perseguida por Bechara em instantes de confronto de suas inquietações: “Não sou uma pessoa apaziguada, mas tento ser, e observar essa paisagem me acalma”. Notório por suas conversões de lonas usadas de caminhão e peles de animais mortos em suportes para a produção de pinturas, e também por suas instigantes esculturas que nascem de dezenas de peças de mobiliário, Bechara tem demandas externas frequentes para obter esses materiais, mas atribui ao ateliê um papel determinante:
“Venho para cá todos os dias, mas nem sempre para executar trabalhos. Às vezes, sento em um canto qualquer, tomo um café e fico refletindo por horas. Minha pintura exige esse depósito de coisas insolúveis. Guardo aqui as minhas ideias e, a cada vez que abro a porta do ateliê, elas parecem me desafiar”.
Disponível em 07/03/2012 em <http://www.revistabrasileiros.com.br/2011/09/20/na-natureza-viva/>

Do livro editado por Carlos Leal, Ateliês do Rio de Janeiro, temos algumas observações dos artistas sobre esse assunto:

"Aqui é também o meu depósito de memória, onde está tudo armazenado", assim José Bechara refere-se ao seu ateliê de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.  Ana Branco, que entrevista Bechara, observa e complementa que "O silêncio em cumplicidade com a luz é fundamental". (P.p.89)

Rosângela Rennó considera seu ateliê "um refúgio para todos os negativos, slides e álbuns de fotografia abandonados". (P.p. 123)

 
Rosângela Rennó em seu ateliê, Rio de Janeiro, 2002. Fotografia: Ynaiê Cintra Dawson.
Disponível em 07/03/2012 em: < http://www.comartevirtual.com.br/rr-foto.htm>

E para Tunga: 
"Tudo é o ateliê, nada é ateliê, não quero e não tenho ateliê, há no entanto zonas mais ou menos ativas, psicoativas." 
Sobre seu ateliê, Tunga o descreve  como "um espaço cinza, labiríntico e vascularizado; trata-se de um espaço mental e não apenas físico, talvez psicofísico"(P.p. 131).

Sobre o Atelier Tunga

2006, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Atelier de ArtistaÁrea construida: 430m²
Estrada do Joá, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil

Neste terreno uma estrutura metálica existente, com pilares, cobertura e laje, se encontravam abandonada já há vários anos.
O artista plástico brasileiro Tunga necessitava de um espaço onde pudesse instalar uma oficina de montagem e um depósito para suas obras. Neste projeto o principal desafio era realizar uma fachada principal do edifício que deveria proteger o edifício contra infração, chuva, radiação do sol poente e permitir ao mesmo tempo uma grande iluminação e constante ventilação.
A idéia foi a criação na fachada composta de um duplo painel de correr; um em lona e outro em grade expandida. Ao total o vão de 13 metros de comprimento foi dividido em 4 painéis de correr, cada um de 3m60x3m10. Os painéis criam um jogo dinâmico, a luz nunca é a mesma.

Fachada e interior do Atelier Tunga.
Disponível em 07/03/2012: <http://nandaeskes.blogspot.com/2010/05/atelier-tunga.html>
Atelier: um estúdio artístico.
Atelier Keller Duarte
Aqui, um espaço virtual com luz, silêncio, memórias, objetos digitais, ferramentas virtuais, um lugar que recebe visitas, comentários e principalmente registra minhas ideias, pensamentos, meu processo criativo, revelando-o. Guarda e mostra essa produção.

K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário