sábado, 10 de março de 2012

O Atelier de Brancusi através do vidro.


                                               Brancusi em seu atelier e a reconstrução no Pompidou, com o vidro.


Um dos principais representantes da escultura moderna, o romeno Constantin Brancusi (1876 - 1957), viveu em Paris desde 1904 até sua morte. Em 1956, legou ao Estado francês seu atelier, incluindo todas as obras, móveis e ferramentas que estavam dentro.

Vista externa do Atelier do Brancusi no Pompidou

Atualmente, sob os cuidados do Museu Nacional de Arte Moderna da França, o atelier de Brancusi ocupa a Place Georges Pompidou, em um prédio especialmente construído para ele. O projeto de recontrução do atelier é do arquiteto  Renzo Piano.
Para Brancusi, o espaço do atelier era também uma forma de pensar a relação entre suas esculturas que ele mudava de lugar constantemente até chegar a uma disposição ideal.
Visitando o atelier, é possível perceber a conversa que ele estabeleceu entre as peças.
Em julho de 2008 estive lá.  Será bom voltar, para revê-lo!
Me ocorre uma possível comparação entre os vidros: Àquele do atelier do Brancusi na Place Georges Pompidou, e este que separa você, visitante do blog Atelier Keller Duarte, destas peças.

A configuração do atelier do Brancusi e a lista das obras estão disponíveis no site do Centre Pompidou.





Assistir também:
http://www.youtube.com/watch?v=b4WLsJ9sfAA&feature=email

Por ora é isso!
K.

Disponível em 10/03/12 em <http://www.centrepompidou.fr/Pompidou/Musee.nsf/AccrochageWeb?readform&RestrictToCategory=3A&sessionM=&L=1>

Um comentário:

  1. Keller, também estive em Paris em julho de 2008, não nos conhecíamos...
    A arquitetura do Pompidou é uma coisa...e imagino que o ateliê de Bracusi seja bem coerente com a proposta do complexo como um todo.
    Fiquei com a maior curiosidade de visitar o ateliê de Brancusi, mas já estava fechado e era o meu último dia na cidade luz.
    Mais um motivo p voltar! rs.
    Ah, adorei a relação que vc faz entre os vidros...

    ResponderExcluir