segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Por onde andei: "Ascensor al Paraíso"


IV Simpósio de Filologia e Cultura Latino-Americana
 

Comunicação:
Por onde andei: “Ascensor al Paraíso”
Por onde andei: “Ascensor al Paraíso” apresenta um processo criativo vivenciado em um ateliê sobre ambientação e intervenção de espaços realizado na Casa de las Américas, em  Havana - Cuba, no ano de 1999. Conduzido pelo artista portorriquenho Antonio Martorell, esse ateliê reuniu um grupo de aproximadamente trinta artistas gravadores da América Latina e Caribe. Participando desse grupo, tive a oportunidade de produzir artística e coletivamente e compartilhar experiências que hoje considero singulares na  minha trajetória artística e cultural. Recuperar essa vivência a partir de fragmentos da memória, das notações e esboços no diário de campo, dos documentos, das fotografias e do portfólio de xilogravuras produzido lá e converter todos esses indícios em linguagem digital e hipermidiática, seja para guardar, assim como para revelar e divulgar essa experiência, é parte de um projeto que conta minha própria história de vida e a insere na produção artística contemporânea como argumento referencial ou o que Isabelle Rouge chama de museus imaginários ou pessoais.
Este projeto é parte integrante e parcial da pesquisa doutoral que está sendo desenvolvida durante o meu percurso no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave: fotografia, imagens digitalizadas, história de vida, produção auto-referente, arte contemporânea.

As imagens contam parte dessa história. Imagens do caderno, meu diário de campo. Imagens do álbum de fotos. Imagens da produção de xilogravuras. Imagens de documentos. Registro de um processo.


























Keller Regina Viotto Duarte
Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura (doutorado) Universidade Presbiteriana Mackenzie
e-mail: kd_arte@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário