quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mostra-Me Cuba - dos encontros do Festival de Inverno da UFMG - Diamantina para o II Festival do Instituto de Artes da UNICAMP

Mostra-Me Cuba
                             foi o nome da exposição que aconteceu no Hall da Biblioteca Central da UNICAMP durante o feia.2 e que contou com: José Roberto Shwafaty, Keller Duarte, Lara Romagnano, Luciana Valio, Marcelo Moscheta, Pablo Lobato, Sérgio Borges, Eva Queiroz,
Leandro HBL, João Flávio Flores, Felipe FCMC.
Essa exposição sela  um encontro, uma coincidência, fecha um ciclo que me coloca em meio a um grupo de jovens artistas, fotógrafos, que tinham em comum uma experiência singular, estética e artística vivida em Cuba no ano de 1999.
O encontro se deu em Diamantina, MG, em julho de 2000, para rever Cuba e então mostrá-la e mostrar-nos na UNICAMP -Campinas - SP, em setembro de 2001, durante o 2º Festival do Instituto de Artes da UNICAMP.
Nossos olhares sobre Cuba, nossas impressões, ficaram ali expostas.
A exposição coletiva de fotografias  foi apresentada no festival assim como o filme "Mira", realizado pelos mineiros Pablo Lobato, Sérgio Borges, Eva Queiroz, Leandro HBL, João Flávio Flores, Felipe FCMC, durante a viagem deles por aquele país. Contamos também com a presença de Pablo e Felipe que conversaram com os alunos sobre esse processo até a realização do filme.

Para ver um trecho do filme Mira acesse: http://www.teia.art.br/

Na exposição Mostra-Me Cuba, apresentamos fotografias feitas em Cuba. Onze olhares diferentes sobre aquele país.
Viajei para Havana - CU, na noite de 12/11/1999 com Marcelo Moschetta, Lara Romagnano, Luciana Valio e José Roberto Shwafaty (o Beto). Lá chegamos por volta de 7:30 do dia 13, com destino a Vedado, Calie 17 (entre 26 e 28). Fomos recebidos por uma família indicada pela professora Maria Lúcia Bueno.

Paralelamente ao projeto coletivo para o qual fomos até Havana - CU, que aconteceu na casa das Américas, nós nos propomos a produzir um ensaio fotogáfico naquele lugar, cada com com suas impressões sobre aquele país.
Segue aqui as fotos que integraram o meu ensaio fotográfico em Havana - CU, 1999.








Nenhum comentário:

Postar um comentário