domingo, 8 de abril de 2012

Influências retiradas do Painel Histórico: Joseph Beuys e Peter Doig



 Joseph Heinrich Beuys (1921 - 1986) foi um artista alemão que produziu em vários meios e técnicas, incluindo escultura, performance, vídeo e instação.  Ele é considerado um dos mais influentes artistas europeus da segunda metade do século XX.

pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Beuys




Peter Doig (b. 1959)
Reflection (What does your soul look like)
signed and dated 'PETER DOIG 1996' (on the reverse)
oil on canvas
(274.4 x 200.4 cm.)
Painted in 1996.

Peter Doig (Edimburgo, 1959) é um pintor escocês. É considerado um dos mais significativos pintores da sua geração e da atualidade, e é um dos que alcançam preços mais altos no mercado de arte.
Em 1962 foi, com a sua família, viver em Trindade e Tobago e, em 1966, foi para o Canadá. Regressou ao Reino Unido em 1979, indo estudar na Wimbledon School of Art, na St Martin's School of Art e, mais tarde, na Chelsea School of Art, onde recebeu um MA. Em 2002 voltou a Trindade, onde abriu um estúdio perto de Port of Spain, e passou a ser professor na Academia de Belas-Artes de Düsseldorf, na Alemanha.
A sua obra consiste, muitas vezes, em paisagens, por vezes reminiscentes da sua infância e juventude passada no Canadá e, inspiradas por fotografias, embora sem ser no estilo foto-realista.
A sua pintura revela influências de pintores impressionistas, pós-impressionistas e expressionistas, como Claude Monet e Edvard Munch.
O trabalho de Doig captura momentos de tranquilidade, que contrastam com os elementos oníricos. O pintor usa invulgares combinações de cores e apresenta cenas de ângulos inesperados, contribuindo para dar à sua obra um sentimento de realismo mágico. As suas pinturas representam, muitas vezes, lagos com canoas, cabanas perdidas nos bosques, e esquiadores em cenários montanhosos.

pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Doig


K.

Um comentário:

  1. Keller,

    Tudo bem? Mandei um e-mail sobre um quadro seu para o endereço que consta aqui no blog. Você recebeu?

    Abraço,

    João Luiz

    ResponderExcluir